De Antônio Martins para o mundo: a parceria entre a gestão Jorge Fernandes, através da Secretaria de Agricultura, e Emater está rendendo mais que frutos para 05 (cinco) agricultores do município que conseguiram comercializar o algodão orgânico que cultivaram para um grupo empresarial francês, cujos representantes estiveram no Rio Grande do Norte em agosto e adquiriram toda a produção.

Os agricultores fazem parte do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, do Governo do Estado, e são assistidos pela Emater de Antônio Martins.

Como parceira da iniciativa, a Prefeitura Municipal tem dado amplo apoio, priorizando o corte de terras dos produtores orgânicos, recuperando as estradas vicinais de acesso às comunidades rurais e viabilizando o transporte do algodão agroecológicos até o local onde será beneficiado.

Neste sentido, na última segunda-feira, 18 de setembro, a Prefeitura Municipal transportou a primeira produção de algodão agroecológico, de 1.077 kg (mil e setenta e sete quilos), ou pouco mais de uma tonelada , para ser descaroçado em Umarizal.

“Estamos dando condições para que nossos agricultores familiares possam retirar sua sobrevivência da terra”, destacou o prefeito Jorge Fernandes.

Segundo cálculos do engenheiro agrônomo Altemar Bezerra, técnico da Emater que dá suporte ao projeto, o beneficiamento rendeu aproxidamente 500 kg (quinhentos quilos) de pluma, o correspondente a quase R$ 10.000,00 (dez mil reais), considerando a cotação do quilo do algodão a R$ 21,00 (vinte e um reais).

“O algodão de Antônio Martisn foi o mais elogiado dentre os produtores da região, avaliado como um produto limpo, sem bicudo, nem fibra”, atestou ele.

Toda a produção será destinada à fabricação dos tênis da famosa marca francesa Vert Shoes, conhecida mundialmente pela sua produção sustentável e ecológica, sendo o algodão orgânico uma das apostas da grife internacional para reduzir o impacto ambiental.

O acesso ao mercado consumidor, cada vez mais exigente e interessado em produtos de qualidade e baixo impacto ambiental, é mais uma etapa do Projeto Algodão Agroecológico Potiguar, que engloba outros municípios e conta ainda com a parceria da Diaconia e da Associação de Certificação Orgânica Participativa do Sertão do Apodi (ACOPASA).

𝗔𝗚𝗥𝗜𝗖𝗨𝗟𝗧𝗢𝗥𝗘𝗦 𝗕𝗘𝗡𝗘𝗙𝗜𝗖𝗜𝗔𝗗𝗢𝗦
José Miguel – Sítio Porcos
Francisco Junior- Sítio Pico Branco
Francisco de Paula- Sítio pico Branco
Daniel Angélico – Sítio Maniçoba
Ricardo Carneiro – Sítio Raposa